domingo, 16 de janeiro de 2011

Sonhos (Realizar)



Muito se fala a respeito da importância de sonhar. Mas o que se pode dizer sobre a importância de realizar? Realizar coisas boas, experiências enriquecedoras, inovações, enfim, fazer o bem.

Certa vez li o seguinte: “reze como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse de você”. Refleti e continuo pensando a respeito deste tema toda vez que a vida se mostra em seus desafios.

Sonhar é importante, mas a realização permite continuar sonhando; do contrário, o impacto causado pelo desânimo pode sacudir a mais inabalável fé e dissolver o mais doce dos sonhos.

Existem vários combustíveis para a realização. Entre eles está o amor. Fazer algo por amor já foi tema de filme, de música e continuará celebrado em verso e prosa enquanto, em nome de alguém, de uma causa, algo for realizado como um ato de amor.

A coragem certamente é um ingrediente de grande importância. Não como motivação em si, como o amor; mas como um elemento que desencadeia o processo de realizar coisas. E o causador desta coragem é a força que move as pessoas na direção do que nem elas mesmas conhecem, como um motivo individual. Por isso, realizar algo bom pode ser capaz de transformar as pessoas pela experiência. Ou será que instituições filantrópicas e voluntárias em geral se movem por alguma outra promessa de valor que se pretende merecida ao final de um trabalho bem feito? Por isso, muito se faz sem que a clara razão se mostre desde o início.

No campo das realizações pessoais, a inércia toma espaço na vida de um grande número de pessoas. É possível ouvir confissões de sonhos em conversas informais, nos momentos em que os grandes prêmios de loterias se aproximam e nas discussões sobre o quão realizados são os grandes milionários por disporem de tanto em suas vidas abastadas. Mas o “como” realizar pouco se discute. Imagina-se que se um dia alguém descobrir um “como” não desejará compartilhar com outros de modo que estes não lhe roubem a idéia. E vários nomes são atribuídos à mítica ação de realizar, como “o caminho das pedras” e o “segredo”.

Os povos antigos pareciam gostar de significados simples e, por isso, as palavras que usamos nos oferecem pistas valiosas sobre o conhecimento que buscamos.

REALIZAÇÃO. Esta palavra pode ser desmembrada em dois distintos significados que se unem: 1. REAL e 2. AÇÃO. O que mais poderia significar esta palavra senão uma Real Ação ou a Ação de Realizar, de tornar real. Em uma rápida busca na Internet é possível concluir que vem do Latim REALIS, "verdadeiro", de RES, "coisa, objeto". A mim faz bastante sentido que alguém tenha somado palavras para comunicar algo concreto de maneira complementar. Ou seja, só se torna real se houver ação.

E qual seria o provável motivo que leva as pessoas a pensarem que, se forem realmente afortunadas, algo extraordinário acontecerá em algum momento, sem avisar?

Este é um comportamento que pode ser entendido sob diversas perspectivas. Fé, esperança, sorte, seja o que for. A maioria das pessoas segue vivendo, considerando um certo nível de contentamento com a “sorte” que lhes foi atribuída pelas circunstâncias. E estas podem ser compreendidas como o modo pelo qual se fizeram seres responsáveis e com certo nível de confiança sobre seus destinos.

O que há por vir depende das crenças e aspirações. Uns crêem que se as coisas são como são é porque não deveriam ser diferentes. Outros vão buscar a própria sorte; outros ainda tentam manter-se preparados para o momento especial de suas vidas.

Mas a vida passa. O tempo passa bem depressa. Por isso, para algumas pessoas realizar torna-se uma necessidade, pois desejam intensamente gerar resultados com suas idéias e projetos. Gerar ações que tragam realidade aos seus sonhos.

Universidades atualmente fervilham de idéias em incubadoras de empresas e negócios surgem e desaparecem em uma velocidade surpreendente, de acordo com entidades que apoiam novas iniciativas empresariais.

Realizar não é simples, principalmente quando a vida não trouxe os conhecimentos e vivências necessárias a quaisquer novos empreendimentos. Entretanto, não são raras as estórias de pessoas de origem bastante humilde que obtiveram sucesso na realização de seus sonhos. Então, realizar não é impossível a quem se disponha a tornar seus sonhos realidade. Sonhe, transforme em Ação e Realize.

Bem, Amiga
Ler uma biografia de alguém que se julgue bem sucedido na aventura da realização pode ser uma boa fonte de consulta.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Música


Ahhh, música... Como é possível juntar um monte de barulhos a princípio desconexos, mas que transformados em melodia podem fazer o coração pulsar mais rápido, a pupila dilatar, a pele corar, o suor verter dos poros e até roubar o fôlego pra respirar?

Quem é que nunca se apropriou de uma música que represente seus momentos felizes ou tristes? Que casal nunca elegeu uma canção para o início do relacionamento, para cada fase, para viagens, e talvez para cada rompimento? Minha música. Nossa música...

A música traz um monte de significados não verbais. Nem é preciso descrever em palavras; o que ficou guardado vem à tona quando ouvimos “aquela música”. Momentos, situações, sentimentos, o passar do tempo. Música é sempre música seja ela qual for.

Para uns, brega; para outros, romântica. O encanto está nos ouvidos de quem ouve. O som produzido pelas vozes, pelos instrumentos e pelas atitudes segue influenciando tendências e embalando relacionamentos, do pop ao rock, do samba ao brega, do clássico ao moderno.

Hoje em dia experimentamos um universo de possibilidades sobre o prazer de ouvir música como um grande privilégio. Podemos escolher o que desejamos ouvir, na ordem em que preferimos e onde mais nos apraz apreciar com apenas um toque. Podemos ouvir quantas vezes quisermos e das mais variadas formas. É possível juntar o som e imagens, produzidas ou não com o intuito de reforçar a mensagem. Vídeo clips são uma invenção genial! Só faltariam os aromas, os sabores e as texturas pra completar uma experiência de todos os sentidos.

Mas este capítulo fica reservado à finalidade que se dá a cada tipo de música. Certamente o cheiro do Natal combina mais com as típicas canções natalinas do que qualquer outra coisa. Casais apaixonados talvez prefiram Woman, de John Lenon para Yoko. Jovens revoltados com o “sistema opressor” quem sabe irão preferir o peso das guitarras e marcação forte do bom e velho rock n’ roll.

Contudo, há sempre algo em comum em quem quer se expressar ou compreender melhor seus sentimentos. A música fala pro coração.

Bem, amiga
Qual é a sua canção favorita?

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Universo mulher e homem

A diferença fundamental entre os homens e as mulheres não parece residir apenas nas diferenças das anatomias e da atuação dos hormônios sexuais.

A estrutura do pensamento é nitidamente distinta e pode ser percebida por leigas em psicologia e antropologia, como nós.

No sexo e no amor seres por vezes tão conflitantes em seus desejos parecem se entender bem, em geral quando ambos encontram-se interessados nos segredos ainda não desvendados que se escondem no outro.

A conquista é o convite para explorar um mundo novo que cada pessoa guarda em si. Por mais que se conheça alguém por sua personalidade, dificilmente haverá acesso irrestrito às profundezas do romântico, do gentil, do terno e do lascivo que neste habitam. É como um tesouro bem guardado: só tem acesso aquele a quem se permite a “invasão consentida” a este território que tem vida própria e caráter reservado.

Os interesses, da mesma forma, parecem trilhar caminhos diferentes rumo a uma mesma direção. As mulheres querem, mas precisa ser “daquele jeitinho especial”. Os homens, eles apenas querem... seja como for. É o instinto masculino de possuir.

A voz feminina gritando cada vez mais forte “esteja preparado para me realizar” torna as mulheres mais independentes e detentoras de um mistério curioso aos homens. Desejo e sedução caminham juntos.

E assim, diferentes, mas ao mesmo tempo complementares, os gêneros convivem de maneira relativamente harmônica e buscam a realização e a satisfação, cada um a seu modo.

Bem amiga,
Conviver é compreender as diferenças.