domingo, 16 de janeiro de 2011

Sonhos (Realizar)



Muito se fala a respeito da importância de sonhar. Mas o que se pode dizer sobre a importância de realizar? Realizar coisas boas, experiências enriquecedoras, inovações, enfim, fazer o bem.

Certa vez li o seguinte: “reze como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse de você”. Refleti e continuo pensando a respeito deste tema toda vez que a vida se mostra em seus desafios.

Sonhar é importante, mas a realização permite continuar sonhando; do contrário, o impacto causado pelo desânimo pode sacudir a mais inabalável fé e dissolver o mais doce dos sonhos.

Existem vários combustíveis para a realização. Entre eles está o amor. Fazer algo por amor já foi tema de filme, de música e continuará celebrado em verso e prosa enquanto, em nome de alguém, de uma causa, algo for realizado como um ato de amor.

A coragem certamente é um ingrediente de grande importância. Não como motivação em si, como o amor; mas como um elemento que desencadeia o processo de realizar coisas. E o causador desta coragem é a força que move as pessoas na direção do que nem elas mesmas conhecem, como um motivo individual. Por isso, realizar algo bom pode ser capaz de transformar as pessoas pela experiência. Ou será que instituições filantrópicas e voluntárias em geral se movem por alguma outra promessa de valor que se pretende merecida ao final de um trabalho bem feito? Por isso, muito se faz sem que a clara razão se mostre desde o início.

No campo das realizações pessoais, a inércia toma espaço na vida de um grande número de pessoas. É possível ouvir confissões de sonhos em conversas informais, nos momentos em que os grandes prêmios de loterias se aproximam e nas discussões sobre o quão realizados são os grandes milionários por disporem de tanto em suas vidas abastadas. Mas o “como” realizar pouco se discute. Imagina-se que se um dia alguém descobrir um “como” não desejará compartilhar com outros de modo que estes não lhe roubem a idéia. E vários nomes são atribuídos à mítica ação de realizar, como “o caminho das pedras” e o “segredo”.

Os povos antigos pareciam gostar de significados simples e, por isso, as palavras que usamos nos oferecem pistas valiosas sobre o conhecimento que buscamos.

REALIZAÇÃO. Esta palavra pode ser desmembrada em dois distintos significados que se unem: 1. REAL e 2. AÇÃO. O que mais poderia significar esta palavra senão uma Real Ação ou a Ação de Realizar, de tornar real. Em uma rápida busca na Internet é possível concluir que vem do Latim REALIS, "verdadeiro", de RES, "coisa, objeto". A mim faz bastante sentido que alguém tenha somado palavras para comunicar algo concreto de maneira complementar. Ou seja, só se torna real se houver ação.

E qual seria o provável motivo que leva as pessoas a pensarem que, se forem realmente afortunadas, algo extraordinário acontecerá em algum momento, sem avisar?

Este é um comportamento que pode ser entendido sob diversas perspectivas. Fé, esperança, sorte, seja o que for. A maioria das pessoas segue vivendo, considerando um certo nível de contentamento com a “sorte” que lhes foi atribuída pelas circunstâncias. E estas podem ser compreendidas como o modo pelo qual se fizeram seres responsáveis e com certo nível de confiança sobre seus destinos.

O que há por vir depende das crenças e aspirações. Uns crêem que se as coisas são como são é porque não deveriam ser diferentes. Outros vão buscar a própria sorte; outros ainda tentam manter-se preparados para o momento especial de suas vidas.

Mas a vida passa. O tempo passa bem depressa. Por isso, para algumas pessoas realizar torna-se uma necessidade, pois desejam intensamente gerar resultados com suas idéias e projetos. Gerar ações que tragam realidade aos seus sonhos.

Universidades atualmente fervilham de idéias em incubadoras de empresas e negócios surgem e desaparecem em uma velocidade surpreendente, de acordo com entidades que apoiam novas iniciativas empresariais.

Realizar não é simples, principalmente quando a vida não trouxe os conhecimentos e vivências necessárias a quaisquer novos empreendimentos. Entretanto, não são raras as estórias de pessoas de origem bastante humilde que obtiveram sucesso na realização de seus sonhos. Então, realizar não é impossível a quem se disponha a tornar seus sonhos realidade. Sonhe, transforme em Ação e Realize.

Bem, Amiga
Ler uma biografia de alguém que se julgue bem sucedido na aventura da realização pode ser uma boa fonte de consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber o que você achou sobre este assunto. Comente!